quinta-feira, 30 de outubro de 2008

HUMANIZAR A MAÇONARIA

“Vós, pois, como eleitos de DEUS, santos e amados, revesti-vos de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão , longanimidade”.
Paulo –Colossenses, 3:12

Meus Irmãos Todos:
Indubitavelmente, não basta apreciar os sentimentos sublimes que a nossa sublime Ordem, a MAÇONARIA, nos inspira. É indispensável revestirmo-nos deles.
Afinal , a Maçonaria foi feita para o Maçom. Há necessidade de estimulá-lo a se desenvolver em sua educação, postura, ação e conhecimento para que possa enfrentar como VERDADEIRO CONSTRUTOR SOCIAL nossa complexidade social atual.

E com essa visão que julgamos necessário HUMANIZAR A MAÇONARIA.
Humanizar que é do latim “humanus” = humano, processo de tornar mais humano.

E também por termos observado no meio maçônico várias questões ligadas ao personalismo das lideranças, a falta de preparo e estudo dos dirigentes ou gestores maçônicos. Questões essas que resultam em anti-fraternismo, dissidências, fofocas, relações estremecidas, ciúmes, etc.. E tudo isso, revelando que na prática os Maçons estão com dificuldades para agir de acordo com a teoria passada em nossos TEMPLOS.

Enquanto isso, nossas Lojas, com raras exceções, estão sempre envolvidas na formatação burocrática. Há anos realizando as mesmas coisas, as mesmas sessões. Sempre do mesmo jeito, sem questionar nada. Sem evolução e nós já estamos no século XXI. E sem evolução nos mais variados sentidos, faltando dinamismo, criatividade e inovação naquilo que pode e deve ser assim encaminhado. Por isso, com qualidade, com espiritualização é possível torná-la mais humana. E assim, alcançarmos nossos objetivos de CONSTRUTORES SOCIAIS.
Por isso é necessário HUMANIZÁ-LA.

Há necessidade de termos uma melhor didática, que cative o maçom, que retenha talentos e que seja mais interativa. Termos esses, usados em vários meios sociais, Aliás, de onde vem o profano para ser Maçom? Da sociedade.

Uma melhor docência, que pode-se obter via inter-visitação, com interação do maçom com sua Loja e com as co-irmãs. Com Bibliotecas, Museus, Clubes de Cultura e Grupos de Estudos. Nós estamos hierárquicos e burocratizados em demasia.
Esta convivência, nos mostra que só há evolução, se juntos praticarmos e juntos aprendermos. Há necessidade de aprender a aprender.
A Loja Maçônica, por ser um organismo vivo, é local onde é possível uma fraternal troca de idéias e conceitos. Tem sim, que ser cada vez mais humanizada. Não basta saber sobre ritualística , se o relacionamento interpessoal é falho. A FRATERNIDADE, se faz com os irmãos e não com o ritual.




Devem os irmãos, com essa troca, com esse convívio, caminhar em comum união, para os pensamentos, conceitos e valores, propostos pela MAÇONARIA. Unidos serão mais humanos, desunidos beneficiarão a BUROCRACIA, que inibe o desenvolvimento.

“SINTO REMORSOS POR DEIXAR MINHA VIDA SE AFOGAR NUMA EXISTÊNCIA BUROCRÁTICA”. Franz Kafka.

Humanizar a Maçonaria, via trabalho social, pode e deve, smj, dar a verdadeira dimensão social daquilo que em TEMPLO pregamos e difundimos para todos. Ter convicções, mas não ter obras, é tornar estéril o conhecimento. É egoismo.
A solidariedade maçônica, precisa ser vista como um avanço e não como algo para cumprir sem sentimento.

Uma das maneiras mais eficientes de HUMANIZAR A MAÇONARIA, é estreitar o relacionamento da instituição com a família do MAÇOM.
Não só o Maçom, mas também sua família precisa do nosso cuidado institucional.
É lá que inicialmente é praticado o que nós todos aprendemos na Maçonaria.

Uma outra maneira, que precisamos desenvolver mais é de usar a TOLERÂNCIA pró-ativa em nosso meio. Saber ouvir para orientar e ajudar sem a pretensão de resolver o problema do outro. Mas o auxílio não pode faltar. Ouvir em todos os sentidos, as necessidades, em suas peças de arquitetura e não confundir a mensagem com o mensageiro. Isso não! Dar o devido tempo e atenção a todos.

Assim, meus irmãos todos, as lojas, os irmãos e por fim a Maçonaria como um todo, deve se preocupar em vivenciar o SENTIMENTO PURO da FRATERNIDADE, da TOLERÂNCIA, da SOLIDARIEDADE que são ferramentas do sentimento mais nobre que é o AMOR.

Para HUMANIZAR A MAÇONARIA, precisamos nos tornarmos mais tolerantes, mais fraternos, benévolos, afáveis com todos, sem nos preocuparmos com pompas e circunstâncias que estão desvirtuando nossos sentidos. Mas há necessidade de uma CORAGEM COLETIVA para isso.

E a CORAGEM COLETIVA, passa pelo caminho humanziado da EDUCAÇÃO MAÇÔNICA, que é sim a finalidade da MAÇONARIA UNIVERSAL. Não só o como fazer, mas o por que fazer também. Sairmos deste encontro de repetição ritualística, para compreensão do SER MAÇOM.

Uma escola de BONS COSTUMES, de HOMENS LIVRES, de SERES POLÍTICOS, aprendendo a CONSTRUÇÃO SOCIAL, para tornar FELIZ A HUMANIDADE. Eliminando a Vaidade, o Egoísmo, o Orgulho, as muitas coisas efêmeras do mundo atual. Que são gigantes atrapalhando o Maçom em seu desenvolvimento integral.





Unidos todos nós, compreenderemos melhor, os objetivos de elevação do Homem, compreendendo melhor o ser que é, e a si mesmo. Não somos só corpo biológico, por isso é necessário espiritualizar-se, o que nos torna diferentes do homem mundano atual. Assim, nossos rumos além de corrigidos serão direcionados para o SER, para o Maçom, e isso é HUMANIZAR A MAÇONARIA.

Teremos a vontade, o querer e a ação que bem estruturadas , ajudem ao maçom e ao próximo mais próximo, seu irmão nos fundamentos morais, filosóficos e intelectuais que nos é proporcionado pelo sentimento de sermos MAÇONS. E pela vivência fraterna, amistosa e alegre em LOJA . E isso é possível, nas Lojas por aqueles que já vivenciaram esses momentos, e que dão o exemplo com suas contribuições nos trabalhos semanais. Movidos pelo EXEMPLO. Nossa maior arma, junto com o VERBO. HUMANIZAR PELO EXEMPLO. É que fazem os Pais.

E o AMOR FRATERNAL, compromisso maior de nossa insituição, será revivido e praticado por todos, após essa necessária compreensão, que a MAÇONARIA FOI FEITA PARA O MAÇOM - por isso se faz necessário HUMANIZAR A MAÇONARIA.

Meus Irmãos Todos;
“O PROGRESSO GERAL DA MAÇONARIA É RESULTANTE DE TODOS OS PROGRESSOS DOS MAÇONS “.

E a Humanização passa sem dúvida pelo LÍDER. Esse Líder deve ouvir, entender e atender o MAÇOM, no que for viável em suas variadas e numerosas necessidades. Assim faz o LÍDER, está apto a dar o exemplo, por que faz.
E dessa maneira, fazendo da LOJA não um ser fechado ao cumprimento burocrático, mas um SER VIVO para o MAÇOM. Esse se sentirá acolhido e derpertado em sua humanidade. Compartilhando sentimentos, exemplos e conhecimento, poderemos todos nós evoluirmos, para fazermos um futuro melhor para todos.

O PASSADO é para ser entendido e não vivenciado. Ele não pode ser mudado, mas compreendido para que os erros não se repitam.
HUMANIZAR A MAÇONARIA É ESTARMOS JUNTOS, sem superioridade, nem hierárquia. Essas servem para as tais pompas e circunstâncias, para as formalidade quando se fazem necessárias, mas não para o convívio nas Lojas. SOMOS IRMÃOS.

“SOLIDÁRIOS, SEREMOS UNIÃO. SEPARADOS UNS DOS OUTROS SEREMOS PONTO DE VISTA. JUNTOS ALCANÇAREMOS A REALIZAÇÃO DE NOSSOS PROPÓSITOS”. Dr. Bezerra de Menezes, Médico Espírita.






HUMANIZAR, com um trabalho profundo de entendimento , com uma vivência sincera, em busca do real ensinamento maçônico de AMOR FRATERNAL. Lealdade, sem reservas mentais, uma fala clara e transparente com todos e para todos e de todos. Assim, transformaremos uma IGUALDADE falada em praticada. Um FRATERNIDADE COMPROMETIDA, que é conseqüência natural do processo este de HUMANIZAR A MAÇONARIA. E assim a LOJA passa a ser um CENTRO DE CONVIVÊNCIA, para um melhor desbastar a PEDRA BRUTA. Convergente para o COMPREENDER e PERDOAR o próximo, porque assim também seremos. Será um SEMEAR de idéias e atos, já que é necessário concretizá-las.

“QUE BELO É TER UM AMIGO! ONTEM ERAM IDÉIAS CONTRA IDÉIAS.
HOJE É ESTE FRATERNO ABRAÇO A AFIRMAR QUE ACIMA DAS IDÉIAS,
ESTÃO OS HOMENS”. Miguel Torga – Escritor Português

Meus Irmãos Todos, Líderes , vamos acolher , vamos higienizar nossos pensamentos, nossas ações, em direção do FRATERNO, do convívio salutar e na direção do IRMÃO e não da burocracia.

Vamos todos HUMANIZAR A MAÇONARIA já que para enfrentarmos o SÉCULO XXI, precisaremos de uma MAÇONARIA e de um MAÇOM do SÉCULO XXI. Que entenda de gente , que seja líder e pró-ativo em benefício dos irmãos e não de uma pompa e circunstância que é para dentro do TEMPLO. Para fora que é nossa missão, devemos nos solidarizar com ações para TORNAR FELIZ A HUMANIDADE.

Com UNIÃO FRATERNAL, sem fronteira de raças e credos, como aliás, fala nosso Ir:. CHANCELER, sem melindres. Agindo com LEALDADE e SINCERIDADE com todos será muito mais fácil ultrapassarmos os interesses pessoais e trabalharmos coletivamente. Devemos substituir a desconfiança pela esperança e confiança nos irmãos, onde assim vamos irmanados em busca de nossas melhorias e de melhorias para todos. Mas, não podemos confundir , meus irmãos, componentes com conteúdo, meio com fim, sob pena de nos tornarmos experto(de experiente) em rituais, e reprovados em relações humanas, do viver social que é um dos grandes objetivos de nossa instituição.

Meus Irmãos todos;
HUMANIZAR A MAÇONARIA é o que achamos necessário neste mundo globalizado, tecnológico, que quanto mais evolui, mais importante se torna o HOMEM que é para nós o MAÇOM.

PARE DE OBSERVAR, COMECE A FAZER.
Fraternalmente.
Carlos Augusto G. Pereira da Silva
EX:.V:.M:. da CINQ:. BEN:. LOJA SIMB:. OBREIROS DE SÃO JOÃO Nº 42
PORTO ALEGRE – RS mano@cpovo.net

Grupo Maçônico ORVALHO DO HERMON - Visite-nos: http://br.groups.yahoo.com/group/orvalhodohermon

RESSIGNIFICAR A MAÇONARIA

"É PRECISO QUE A MAÇONARIA ASSUMA SEU PAPEL DE REPRESENTATIVIDADE
SOCIAL, INTEGRANDO-SE ÀS DEMAIS FORÇAS E INSTITUIÇÕES
DA SOCIEDADE MODERNA"
RESSIGNIFICAR.
Meus caros irmãos, nas dificuldades da vida nos deparamos com mais
uma: o termo RESSIGNIFICAR.
Não é uma novidade, coisa passageira, mas é o novo que muda.
O NOVO NOS FAZ PESSOAS MELHORES PORQUE NOS FAZ NOVAS
PESSOAS.
Os ensinamentos, os termos nos são passados como verdades e por muito
tempo se mantinham na nossa vida, como tal.
Dificultando as investigações científicas ou os pensamentos da coletividade, por
algum interesse ou porque não havia motivo para questionar o "status quo" -
SEMPRE FOI ASSIM!
Mas, precisamos Ressignificar.
As nossas práticas ritualísticcas, as nossas instruções, eram passadas e
organizadas para as gerações futuras como conquistas imutáveis, não sendo permitido
falar e questionar.
Virou unanimidade tal prática, adormecendo as idéias, a argumentação, e
assim limitando o conhecimento, nos levando a uma apatia e inércia mental.
Mas, no mundo hoje, de grande transição, com milhões de descobertas,
onde amanhecemos muitas vezes em situações diversas daquelas em que nos
recolhemos ao leito, onde as notícias chegam a nós no mesmo instante do ocorrido,
mesmo que a milhões de distância nossa.
É PRECISO RESSIGNIFICAR.
Dar um sentido novo a um porvir de esperanças e completude interior.
VER COM NOVOS OLHOS.
Precisamos na Maçonaria ressignificar para sermos capazes de reconstruir
e mesmo construir algo que a sociedade moderna nos pede, uma ação mais fraterna
e abrangente, onde será possível mostrar o que aprendemos nos Templos.
Sem nenhuma necessidade de mostrar ou revelar nossas posturas herméticas.
Posturas essas tão necessárias para a vida da instituição e para que tenhamos
noção de grupo ou de corporação numa linguagem mais atualizada.
Verdades absolutas, destinos inevitáveis ou rumos traçados que não possam
ser mudados para o bem da humanidade, não servem mais. Um plano, um
conhecimento que não pode ser mudado ou não se aperfeiçoa, não é um bom
plano.
A Maçonaria foi feita para o Maçom e é este Homem, o Maçom, que precisa
de uma nova ressignificação no seu trabalho, na sua oficina, para que possa
atuar em condições de tornar feliz a humanidade, começando pela sua família.
A Maçonaria precisa estar junto com a família e a família precisa estar junto
da Maçonaria.
Nossa educação formal já não supre a sede de conhecimento e a nossa
instituição, com todo respeito, com didática desatualizada é incapaz de oferecer os
subsídios necessários a esse Homem Maçom, que busca algo mais para se desenvolver
melhor.
A Maçonaria é muito mais abrangente que o ritual.
Precisamos ressignificar a doutrina social que a Maçonaria nos proporciona.
Vencendo a incredulidade, o Homem Maçom saiu a campo para encontrar
outros conhecimentos complementares ou não, para satisfazer e preencher o seu
espírito, que está inquieto, não permitindo que ele se fixe onde não lhe permitam o
diálogo, o raciocínio e a inquirição, pois nada mais é como antes.
A Internet, por exemplo, democratizou o conhecimento, tornando-o acessível
a partir de nossa própria casa. Sabendo selecionar teremos a chance do descobrir,
e isto é de suma importância.
Como diz o sobrinho Lucas, a Internet não se aprende, se descobre.
E nós ainda estamos tentado ensinar Maçonaria , esquecendo que ela descoberta
possui muito mais valor. Estamos tentando ensinar aquilo que é preciso aprender
pelo interesse.
Precisamos saber qual o motivo de estarmos aqui e torná-lo real.
Para que serve a Maçonaria, para que eu sirvo para Maçonaria?
Umberto Eco, nos fala que o Homem do futuro será aquele que sabe separar
o que serve, daquilo que não serve. Isso é atualização pura do que está na Livro
da Lei , que é saber separar o bem do mal, ou o joio do trigo.
A Maçonaria terá que se adequar a esse novo mundo e a esse novo membro
que chega ansioso por entender, por trocar informações e principalmente
construir uma nova rede de conhecimento, tão necessário para o real significado à
sua existência.
De onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Talvez a chave da existência.
Não acham meus irmãos?
A Maçonaria é o grande elemento para esse homem, essa humanidade
cheia de violência, desencantada, triste e sem um norte em seu cotidiano. Nossa
ação política, como nação e como um todo, está lamentável.
Neste novo mundo a percepção de tempo está diferente, muito rápida e há
necessidade de capacitar o Homem Maçom a fazer frente a esses novos paradigmas,
há necessidade de uma visão holística do Mundo, da Sociedade, para que
não venhamos a ter melancolia, que é viver do passado ou ansiedade, que é viver
no futuro, nos esquecendo do presente.
É preciso uma ressignificação da Loja , dos trabalhos e da ação Maçônica
para que possamos acolher o Homem Maçom, capacitá-lo e assim devolvê-lo a
seu meio em condições de torná-lo feliz pelo seu exemplo e responsabilidade social.
Outro termo necessário para que nos atualizemos é responsabilidade social,
uns acham que deve ser para o nosso meio, via ajuda do tronco de solidariedade
ou bolsa de beneficência, outros para fora, via creche, asilos, etc. Mas que
precisamos desta responsabilidade social, precisamos.
É o meio de materializar e realizar o conhecimento Maçônico.
A Maçonaria precisa ser uma praça de diálogo para as soluções sociais
que se fazem necessárias, afeto, compreensão e reforço espiritual para os que lá
já estão ou para os novos que chegam diariamente. Isto é Ressignificar à Loja, é
ver com novos olhos, dar objetivos novos e mais atuais, nada de conceitos préestabelecidos,
afinal estamos na Maçonaria para despertar e não engessar o conhecimento
e o pensamento.
Ressignificar é uma nova iniciação a todos nós e aos que chegarão, onde
poderão saber que somos progressitas a bem do Homem Maçom. O mundo, a
sociedade passa a ser entendida com um grande buril, onde seres diferentes com
concepções e aprendizados diversos vão estabelecendo trocas que possibilitarão
o progresso coletivo, tornando a todos nós felizes.
Estamos na Maçonaria para sermos felizes e não para termos razão.
Impulsos mais nobres nos nortearão neste RESSIGNIFICAR, nossa responsabilidade
de amparar o próximo na sociedade se tornará mais fraterna, educando
melhor nossos sentimentos e emoções.
A Maçonaria possui em sua doutrina as ferramentas para que possamos
ressignificar nosso entendimento sobre Homem Maçom e suas necessidades.
Mas, para adequá-la, é necessário RESSIFIGNAR conceitos, as verdades e as
certezas e acima de tudo, colocá-los a serviço da Humanidade.
A AÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA. QUEM NÃO FAZ, NÃO RESSIGNIFICA.
O Ressignificar Maçônico passa por uma melhoria de nossas sessões,
mais confiança entre nós, mais diálogo sem reserva mental, troca de informações,
uma maior fraternidade entre os irmãos , sem a vaidade de paramentos que escondem
a essência, já que o Homem Maçom vale pelo que ele é e não pelo que
ele usa.
O MAIS IMPORTANTE NUM ÁGAPE É QUEM ESTÁ À FRENTE PARA
DIALOGAR E NÃO O QUE ESTÁ NO PRATO.
Ressinigficar, meus irmãos, é dar sentido novo em direção a um provir de
esperanças e completude interior.
"Eurípedes Barsanulfo- Lírios de Esperança."
Assim levo aos irmãos esta reflexão para que possamos avançar irmanados.
Gratos pela paciência, nos colocamos à disposição.
Abraços Fraternais.
Inspiração a partir do artigo Ressignificar de Ionilda Velloso de Carvalho,
Médica, Professora Universitáira e Oradora Espírita em Campos dos
Goytacazes - Rio de Janeiro.
Revista Espírita de Campos - REC 78 jun-2006.
Carlos Augusto Gabesh Pereira da Silva.
Ex-Venerável Mestre da LOJA OBREIROS DE SÃO JOÃO Nº 42.
Telefone e fac-símile (51) 3312-6388
Celular (51) 9956-8372

Grupo Maçônico ORVALHO DO HERMON - Visite-nos: http://br.groups.yahoo.com/group/orvalhodohermon

Deus, Religião e a Maçonaria

Um maçom é obrigado, por dever de ofício, a obedecer a Lei Moral; se ele compreende corretamente a Arte, nunca será um estúpido Ateu nem um libertino irreligioso.

Grupo Maçônico ORVALHO DO HERMON - Visite-nos: http://br.groups.yahoo.com/group/orvalhodohermon/